Hoje, dia 06 de junho, mundo comemora o dia “D” da segunda guerra mundial, onde o USA juntamente com as forças aliadas conseguiram derrotar o poderoso exército alemão.
Em nossa sociedade atual o “neo” é talvez a palavra mais redundante que visa explicar as transformações sociais. Ex: Neoliberalismo, neo-capitalismo, neo-econômico e inclusive o chamado neonazismo.
Mediante a esse comentário, como vocês vêem o sentimento nazista na atualidade? Vocês acham que esse sentimento existe ou é apenas uma criação da mídia que visam vender informações e sensacionalismo?
Em nossa sociedade atual o “neo” é talvez a palavra mais redundante que visa explicar as transformações sociais. Ex: Neoliberalismo, neo-capitalismo, neo-econômico e inclusive o chamado neonazismo.
Mediante a esse comentário, como vocês vêem o sentimento nazista na atualidade? Vocês acham que esse sentimento existe ou é apenas uma criação da mídia que visam vender informações e sensacionalismo?
vejam esse video e postem as suas opiniões!
Divirtam-se
http://maisband.band.com.br/?CodMedia=22935
http://maisband.band.com.br/?CodMedia=22935
Não creio em neonazismo mas sim no bom e velho preconceito nosso de cada dia, esse sim é a questão geradora de nosso neonazismo, todas as coisa hoje são transformações do passado humano, afinal se a igreja dizia que o índio deveria ser salvo e o negro não isso não é uma forma de nazismo(preconceito).
ResponderExcluirClaro que nazismo não é só o preconceito mas uma série de situações onde o preconceito é mais um.
Meu caro amigo Ruben, inicialmente eu gostaria de te agradecer pelo apoio e pelo prestígio dedicado ao meu novo projeto. Bom meu amigo, eu não acho que preconceito é o cerne da questão; “Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade”. Em relação ao nazismo existem vários conceitos, como o arianismo por exemplo, onde dentro da ideologia nazista, se tratava de uma raça superior, descartando assim todos os outros povos, sobretudo judeu.
ResponderExcluirJá que estamos falando de conceitos por enquanto, a concepção de arianismo surgiu com Ário, sacerdote de Alexandria (250-336 d.C.) negava a completa deidade e pré-existência do Filho de Deus, Jesus sacerdote de Alexandria (250-336 d.C.) negava a completa deidade e pré-existência do Filho de Deus. Ário afirmava que Jesus era semelhante à Deus, não necessariamente da mesma substância do Pai. Nessa perspectiva, Jesus era mais uma criação de Deus, ainda que especial, pois por ser submisso a Deus, foi eleito, adotado por Deus Pai para ser o agente da Criação. Ário acrescentava ainda que 'houve um tempo em que Jesus não existia', assim sendo, conclamava que Jesus não era co-eterno com Deus. O todo desta heresia se desenvolveu muito e chegou a se dividir em três ramificações: o arianismo radical, que ensinava que o Filho era 'dissimilar' ao Pai; o homoeanismo, que assegurava que o Filho era similar ao Pai, e o semi-arianismo, que se aproximava da ortodoxia dizendo que o Filho era similar ao Pai, contudo, distinto.
Um Concílio em Nicéia (325 d.C) foi convocado para analisar esse tema, e Ário foi tido como um herege. Os seus ensinos foram muito bem acolhidos por muitos da Igreja da época, inclusive por personagens de destaque, Eusébio de Cesaréia foi um deles. Enquanto o imperador Constantino viveu, essa heresia esteve em evidente declínio, porém, após sua morte (337 d.C.), a heresia retomou o fôlego por ter o apoio dos imperadores Constâncio II e Flávio Valente. Após o assassinato de Valente (378 d.C.), o arianismo praticamente morreu, sob Teodósio, que ratificou as decisões do Concílio de 325 num novo Concílio em Nicéia (381 d.C.)
http://www.geocities.com/marquesbrazil/arianismo.htm
Hoje em dia, ainda encontramos arraigados na sociedade vários conceitos que exaltam uma raça ou etnia e descarta outra. Ex: certo dia estavam trabalhando juntos em um estacionamento na rua fiação da saúde um nordestino e um japonês como manobrista, uma das clientes ao perceber que havia um descendente de japonês trabalhando como manobrista falou para uma outra colega: “ coisa estranha né, um japonês trabalhando como manobrista não é comum, tendo em vista que eles são inteligentes”. Isso não é uma forma de exaltação de raça?
Esse sentimento nazista está longe de ser apenas um fato sensacinalista, hoje em dia podemos observar em diversos aspectos ele sendo colocado em prática. Pois quantas vezes observamos um querendo ser superior ao outro, ainda hoje a classe rica dominando a menos favorecida...
ResponderExcluirPor esta razão observamos que isso não ocorre como um precoceito mais sim como um sentimento de superioridade. O mundo em que estamos vivendo, o que mais ocorre são estes tipos de demonstrações o que basta a nós é enxerga-las.
Caro Henrique, eu fico extremamente feliz por você ter participado do nosso debater, isso demonstra um amadurecimento em relação aos seus conceitos e idéias.
ResponderExcluirConcordo com você em relação à presença de alguns valores nazista em nossa sociedade atual. No entanto discordo no que se refere à diferenças econômicas entre pessoas de diversos lugares e condições sociais. Esse fato econômico é um dos reflexos do que chamamos de capitalismo e que esta cada vez mais difundida nos conceitos “mutáveis” de globalização.
Na segunda guerra mundial, a ideologia nazista implantada por Hitler além de outras coisas exaltava a raça alemã, como sendo descendente da antiga “atlantes”, que segundo a mitologia grega esconde-se no fundo do mar. Nesse sentido, o Alemão nessa época se via superior a qualquer outra raça, independentemente da sua condição social, o orgulho remetia-se a antiga civilização Germânica, de quem a Alemanha fazia parte.
Contudo, eu gostaria de perguntar a vocês se há alguma coisa positiva na ideologia nazista, quais foram as suas contribuições para a humanidade? Vamos pensar!
Os nazistas, as farc's, os homens, mulheres bombas, o governo estados unidense e suas guerras, acredito que esses e outros grupos são filhos da riqueza material e o que vem proporcionar essa riqueza, que esta na mão de poucos, para miseria de bilhões de humanos.(ulissesbenedetto@gmail.com)
ResponderExcluirVamos fundar um partido politico de pessoas honestas, há, alguem, que, acredita, na, HONESTIDADE?, Eu acredito mas nossos politicos são pessoas desonestas, sem carater, e servidores de grupos minoritários, e estão la para favorecer a si e seus financiadores e estão se lixando para o povo brasileiro.(ulissesbenedetto@gmail.com)
ResponderExcluirOlá Ulisses, bom meu amigo, inicialmente eu gostaria de te agradecer por ter comentado nesse blog. Sinta-se a vontade, afinal de conta, na conjuntura da sociedade atual são poucos os lugares onde podemos conversa de uma maneira democrática porem inteligente, pois nem sempre Liberdade de expressão significa fala tudo aquilo que pensa, mas significa buscar modificar com os seus pensamentos o mundo ou pelo menos o nosso próprio ser.
ResponderExcluirBom, em partes eu não concordo com o seu ponto de vista quando você afirma que esses grupos são filhos de uma riqueza material, pois acredito que esse seja um dos vários motivos que levam a essas pessoas cometerem esse tipo de atitude idiota. No entanto, eu acho que o governo dos Estados Unidos tem uma parcela de culpa nesse contexto, até fica parecendo que eles são os mocinhos e o resto do mundo são vilões que eles chamam de terroristas, que buscam de todas as maneiras invadi-los e prejudicá-los. No entanto, a sociedade esquece que a finalidade da Guerra é o Lucro, e foi dessa maneira que os estados unidos conseguiram aparecer no cenário mundial, pois primeiro eles participaram discretamente da primeira guerra mundial, e depois que toda a Europa já estava quase sem forças para conter o exército alemão eles entraram na segunda guerra, como o salvador da humanidade. Ninguém fala que as armas eram vendidas a juros pelos estados unidos as nações euro peias como: França, Inglaterra e etc. tanto que após a derrota da Alemanha, o mundo viveu o terror da guerra fria entre Estados Unidos e URSS, que brigavam para dividir o mundo no que se refere a comércio de armas.
É verdade, há outras motivações, o que move por exemplo: Jose Sarney, Jade Barbalho, Valdemar da costa Neto, Renan Calheiros, Robert Jefferson, Jose Dirceu, Suplicy, Guchiken, Mercadante, Salgado, e o que move por exemplo: Marina Silva e Ciro Gomes, bem meu amigo, nessa lama toda que essa gente vive, me vem apenas uma coisa ou duas: dinheiro e dinheiro. Ulisses
ResponderExcluirSenhor Maikel, não podemos deixar de notar sua inclinação para mencionar textos bíblicos. Então, vamos a este: "São os OLHOS a lâmpada do corpo. Se teus OLHOS forem LUZ, todo o seu corpo será luminoso; se, porém,os TEUS OLHOS FOREM TREVAS, todo o seus corpo estará em TREVAS. Portanto, caso a LUZ que nos teus OLHOS há se tornem em TREVAS, que grandes TREVAS serão !!!" Mateus 06, 22 e 23. Cuide senhor Maikel para que a LUZ dos seus OLHOS não se tornem TREVAS !!! BOA SORTE !!!
ResponderExcluir