olha a hora!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Esperança


O que levam pessoas a cometer suicídio? Entrevistando algumas pessoas a respeito do assunto e lendo sobre esses fatos e percebi que existem algumas teorias que visam explicar o ato de tirar a propria vida. Algumas pessoas acreditam que as motivações que levam a um ser humano cometer suicídio são as famosas influências demoníacas; Outros afirmam, que trata-se de uma deficiência cerebral, e ainda existem aquelas interpretações que dizem que todo indivíduo está propício a cometer suicídio, basta sofrer um grande desequilíbrio emocional, como o divórcio, dívidas impagáveis, perda de um ente querido e o excesso no uso de drogas, sejam elas “legais” como o caso de remédios, ou as drogas ilegais como maconha, craque e etc.
No entanto, uma explicação me fez pensar seriamente sobre o que leva a um ser humano se matar. Certo amigo me falou que somente uma pessoa que não tem fé um Deus poderia cometer tamanho ato. Em virtude disso eu me pergunto: o que é fé? Segundo o escritor Paulo Sergio Batista que é graduado em teologia pelo seminário batista esperança em São Paulo, diretor da F.W.M ( faculdade Dr. Walter Martin) e professor na área de teologia e apologética, além de está se graduando em história no final do ano pelo centro universitário santanense de ensino superior, ele diz em seu livro(manual de respostas Bíblicas) a seguinte definição: “ A fé( Gr. Pístis) é uma convicção de fatos não vistos baseado numa motivação anterior e espiritual que nus ajuda a superar dificuldades e vislumbrar o agir de Deus ao nosso redor. Somente através dessa força motivadora podemos agradar a Deus ( Hb 11.1-3), e alcançarmos salvação de nossas almas. (Ef 2.8)”. A definição que o dicionário Aurélio dá para a palavra fé entre outras é: “fé é uma certeza na execução de uma promessa ou compromisso”. Legitimando assim a definição anterior.
Sendo assim, eu posso deduzir que a palavra fé esta estreitamente interligada com a palavra acreditar, que por sua vez se faz fortemente presente no sentido da palavra esperança, que segundo o dicionário Aurélio, significa “ato de esperar o que deseja”, ou seja, fé em conseguir o desejado! Com isso, fica bastante claro para mim que fé, crer, acreditar e esperança são palavras que tem de uma forma cabal um único.
Depois dessa compreensão de definições eu viso retomar a discussão a partir da seguinte pergunta: Será que todos aqueles que desistiram de viver encontravam-se sem esperança? Como cada um de nós poderíamos ajudar essas pessoas que deixaram de esperar e de acreditar na solução dos seus problemas?
Se você, que esta lendo esse pequeno texto, acredita que não há mais soluções para os seus problemas, e que não adianta mais ficar batendo nas portas que para você insistem em não abrir, eu te faço um convite; entregue os seus caminhos, os seus problemas e a sua vida ao Senhor, confie nele de todo o seu coração que ele por ti tudo fará. É Ele que te dar forças para enfrentar os teus desafios, que restaura o que está destruído e abre novos horizontes para a tua vida. Se você acha que acabou e que não há mais esperança, não desista, pois Jesus está à sua espera. Em Mateus 11: 28-30 Jesus disse: “Vinde a me, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
Não seja mais um covarde que desiste sempre quando as circunstâncias da vida nos levam por caminhos dolorosos. Acredite, Jesus te fará uma nova criatura e está pronto para te cobrir de glorias e mostrar para o mundo que em Cristo o fraco tornar-se-á forte, o covarde tornar-se-á valente e o humilde será exaltado.

3 comentários:

  1. Suicídio para mim é falta de coragem de encarar a vida como ela é. È um meio de fugir dos problemas, é quando não se tem DEUS no coração, quando se acha que tudo está dando errado e que o único caminho é a MORTE, mas nem sempre a morte é o melhor caminho. O que se deve fazer realmente é orar a Deus e pedi-lo forças para enfrentar todos os problemas do dia a dia e lembrar-se sempre que Deus é maior do que todos os problemas, mais forte e mais poderoso do que qualquer coisa que possa te abalar.

    ResponderExcluir
  2. Drika, eu fico muito feliz em ver a sua grandeza de espírito e concordo plenamente com você, no que se refere em esperá em Deus à ajuda necessária para podermos enfrentar as dificuldades dos nossos dias. No entanto, todo suicídio vem seguido de um grande mistério, pois nunca ficaremos sabendo na realidade quais foram às motivações fundamentais que levaram o individuo a cometer tamanho ato. Obrigado por escrever e continue expondo o seu ponto de vista nesse blog, pois essa é a real finalidade do mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Na vida temos algo chamado esperança, ela de certa maneira faz produzir a fé, eu costumo dizer que quando perdemos a esperança não adianta mais viver.
    O suicídio é o último passo para quem perdeu a esperança, conseqüentemente a fé.
    Não digo fé em Deus, embora seja fundamental ao homem crer em Deus, mas muitas vezes esperança em viver,quando não temos mais esperança não precisamos mais crer em nada, logo estamos apenas ocupando espaço.
    Isso acontece porque cada tem seu problemas e muitas vezes o do próximo não nos interessa!
    Quando pararmos de olhar só para nosso umbigo veremos que esse tipo de coisa também irá para de acontecer, pois estamos todos conectados e juntos somos fortes, mas separados somos fraco.
    Esperança é produzida e uma das formas de se produzir esperança quando você deseja para pessoa que está ao seu lado no ônibus "bom dia".

    ResponderExcluir